Materiais de Impressão 3D

Atualmente há uma enorme gama de materiais de impressão 3D. A 3DTEK trabalha com a grande maioria deles segundo a necessidade de cada projeto e de cada cliente.

 

A empregabilidade do material de impressão 3D é determinada pelas propriedades mecânicas, térmicas, de resolução, acabamento e limite de orçamento de cada cliente / projeto.

 

As subdivisões macro são metal, resina, plásticos polímeros e materiais coloridos.

1 - PLÁSTICOS 

Os plásticos ainda são o material mais comum e o padrão para a produção em FDM (tecnologia mais barata e utilizada atualmente). Também são usados em alguns casos na Sinterização seletiva a laser (SLS) (tecnologia de alto desempenho).  

Filamento PLA

O material PLA é biodegradável e, portanto, não agride o meio ambiente se deteriorando rapidamente. Trata-se de um material próprio para peças maiores e mais adequado para a produção aberta em temperatura mais fria que o ABS. Ele é recomendado para peças grandes, orgânicas ou técnicas.

Filamento ABS

O ABS é um material industrial com características próprias para resistir a esforços mecânicos, intempéries e variações de temperatura. Sua origem é o petróleo. O ABS necessariamente precisa ser usado em impressoras fechadas por conta da temperatura mais elevada de trabalho.

Filamento PETG

O filamento PETG geralmente é usado em situações de necessidade de boas características térmicas e mecânicas e é um material reciclado, o que lhe atribui a característica de apelo ambiental.

 

Filamento FLEXÍVEL

O filamento flexível é um pouco mais difícil de se trabalhar, mas permite que se produza peças com flexibilidade e maciez onde outros materiais não sejam aplicáveis. Necessariamente precisa ser produzido com impressoras abertas e pode ser combinado com materiais rígidos para que se possa produzir suporte.

Poliamida (PA)
Sinônimo de “Nylon”, trata se do material poliamida. A poliamida é um material leve, forte e pode ser dobrado sem romper caso suas “paredes” sejam finas o suficiente.

 

Sua superfície é rugosa e porosa e as peças resultantes desse processo / material são muito resistentes. Esse material gera peças delicadas e com geometria complexas sem limitação, exceto da sua resolução que hoje é menor que 0,020 mm, chegando em alguns casos (dependendo do equipamento) a 0,010 mm.

 

TPU (Poliuretano Termoplástico)

O material de impressão 3D TPU é utilizado na tecnologia SLS.

Possui propriedades de flexibilidade e elasticidade. Seu aspecto é emborrachado
e pode ser encontrado em cores variadas, incluindo a translúcida. É muito
utilizado em prototipagem para partes / componentes como cases, objetos articulados
e indústria médica e de moda.

 

2 - RESINAS 

 

A SysAdmin Tecnologia é a empresa de suporte de TI da 3DTEK

3D Tek Impressão 3D Ltda

 

E-mail atendimento@3dtek.com.br

Av. Pedroso de Morais, 1081

Pinheiros, São Paulo - SP

 

  • COMERCIAL TEL (11) 999333703

  • COMERCIAL TEL (11) 3032-7347

  • PROJETOS TEL (11) 3819-2953

  • PROJETOS TEL (11) 3819-5604

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon