Qual o melhor filamento de impressão 3D?

Atualizado: Jul 15

Guia completo para utilização de filamentos em impressão 3D


Naturalmente, assumo que se você chegou até aqui, já sabe que filamentos são insumos de um tipo de tecnologia chamada FDM (Fused Deposition Modeling) que é o tipo mais popular, mais comum e mais barato de tecnologia de impressão 3D.

Em geral, os filamentos encontrados no Brasil são significativamente inferiores aos encontrados em países desenvolvidos e custam, em geral, mais caro.

Contudo, são os que estão disponíveis em curto espaço de tempo e sem a burocracia de importação.

NÓS NO ROLO OU CARRETEL

Em nossa experiência, há muitos filamentos de 3a linha que são mais baratos. Para estes, não raramente, os problemas chegam ao nivel de haver nó no rolo. O fornrcedor pode até alegar que a responsabilidade é do cliente por não manusear corretamente ou não ter verificado com atencedência a existência dos nós. Contudo, a responsabilidade integral pelo problema é do fabricante. Não é plausível que o cliente seja responsabilizado por um nó pré existente no rolo, que pode estar invisível sob diversas camadas, e que vai, inevitavilmente, comprometer a impressão de uma peça depois de, talvez, muitas horas de impressão.

Exceto em casos quando a impressora permite parar e retornar a impressão, os nós nos rolos (ou carretéis) geram a perda completa da impressão. Tais recursos de retomada da impressão em caso de problemas inexistem em impressoras desktop pessoais, sobretudo nas nacionais.

Pergunte-nos quais em 3dtek.com.br

EMPRESAS NACIONAIS QUE REVENDEM DE OUTRAS EMPRESAS NACIONAIS APENAS RETIRANDO O ROTULO E AUMENTANDO O PREÇO

Há algumas poucas empresas que praticam a atividade de comprar de empresas nacionais, alterar o rótulo, e comercializar por um preço superior. Há alguns exemplos clássicos e notórios em São Paulo. Neste caso, há que se questionar a atitude anti ética e pouco transparente versus os supostos benefícios de agilidade na entrega ou quaisquer outros ganhos que essas empresas ofereçam.

CARRETEIS QUEBRADOS

Há ainda a ocorrência da venda de carretéis quabrados ou danificados. Dependendo da forma e ângulo do dano, ocorre a perda da peça em decorrência do enrosco.