Arquiteto faz projetos com impressora 3D e cria 'minicasas' realistas

February 15, 2017

G1 acompanhou impressão de miniaturas feitas em Sorocaba (SP).
'Clientes pedem para interagir e imprimir até carro na garagem', diz.

 

 

 

Desde de que o escritório de arquitetura de Sorocaba (SP) adquiriu uma impressora 3D, o equipamento não para de trabalhar, nem aos fins de semana. A máquina utilizada para trazer os projetos mais próximos da realidade já faz parte do dia a dia do profissional Eduardo Rodrigues, que apresenta "miniprojetos realistas" aos clientes, como ele define.

 

Eduardo explica que, além das apresentações em programas específicos voltados para a arquitetura, a miniatura acaba sendo mais interativa e mais fácil de entender do que os desenhos em plantas convencionais.  “Costumamos falar que é uma maquete-conceito e temos como mostrar até cores e iluminação nas obras dos clientes", comenta Eduardo. 

 

De acordo com o arquiteto, toda referência e artifício é importante para que o morador entenda como a casa dele vai funcionar. “Quanto mais claro fica para o cliente, menos intervenções ele fará no meio do caminho”, esclarece.

 

 

Como funciona


A impressora é capaz de imprimir todos os detalhes do projeto e, por isso, o processo não é tão rápido. “A máquina tem um programa bem preciso. Quando a gente exporta o arquivo para ela, já é possível saber o tempo estimado e o consumo do material”, acrescenta Eduardo.

 

O equipamento permite imprimir um único objeto em diferentes materiais e cores – são mais de 30 opções, sendo possível obter até 4 mil combinações para colorir as criações.

 

O arquiteto explica que o material é bastante rígido e leve. Por isso, apresenta um bom equilíbrio entre resistência e flexibilidade. A impressora funciona depositando esse "plástico" e faz com que os objetos tomem forma. “Tivemos que aprender a trabalhar com ela. Para deixar as maquetes funcionais, achamos interessante cortar na altura da laje”, comenta.

 

Receptividade


A maquete do contador Ariovaldo Fernandes Mendes já está pronta e o sobrado em miniatura ajuda a visualizar a nova residência. "Com o projeto em tamanho reduzido é possível observar as etapas, cômodos, ambientes e fachadas. Ficou muito próxima da minha casa, está quase idêntica", diz um dos clientes de Eduardo. 

Segundo o arquiteto, as maquetes passaram a fazer parte de um processo de amadurecimento que ajuda a entender o projeto. “Hoje, cobro somente o material e até hoje não tive nenhum cliente que não quis”, salienta.

Por fim, Eduardo conta uma curiosidade com relação a impressora. "Como ela faz diversos objetos, precisei imprimir um carrinho na garagem. “As crianças queriam colocar alguns maiores que não sabiam. Isso me fez colocar as miniaturas de veículos para que os filhos pudessem interagir”, brinca Eduardo.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

300 PEÇAS PARA MERCEDES BENZ - ONIBUS CLEAR

May 12, 2020