Um museu de impressão 3D impresso em 3D, será inaugurado na China

Toda a estrutura futurística é impressa em 3D com concreto


Uma empresa chinesa especializada em várias tecnologias de construção robótica, está imprimindo em 3D uma enorme estrutura de cimento que, segundo fontes, hospedará o primeiro Museu de Impressão 3D.


A equipe por trás da empresa envolvida já conduziu grandes projetos de impressão 3D de construção com base em polímero, como o Cloud Pavilion em Xangai e o Cloud Village na Bienal de Veneza em 2018. Eles também aperfeiçoaram uma tecnologia de impressão 3D composta (Robotic Filament Winding) usado na ponte de topologia em escala cruzada no Japão. Também já usaram a impressão 3D de construção à base de cimento para construir os elementos internos da Starbucks Reserve Roeciation em Tóquio.


tunel impresso em 3D
foto: reprodução

As tecnologias são todas baseadas no FUROBOT, uma plataforma de programação de robôs desenvolvida para a indústria de construção. O objetivo do software é conectar perfeitamente o processo de design com o processo de construção, permitindo que os designers e outros profissionais da indústria da construção intervenham suavemente no processo de construção do robô.


O módulo de simulação e programação de robôs baseado em ambiente de modelagem 3D de design, permite ao usuário programar os robôs na mesma interface de software. O módulo de processo baseado na plataforma parametrizada integra os parâmetros obtidos pela equipe de pesquisa e prática, o que ajudará os usuários a alcançar uma rápida implantação do processo de construção, o que facilita a produção rápida de produtos protótipos e testes em pequena escala de produção.


Após dez anos de pesquisa, a empresa percebeu e integrou um modelo para a colaboração homem-máquina no ciclo de vida da construção, incluindo design, otimização e fabricação. A equipe do projeto desenvolveu uma variedade de tecnologias de construção inteligentes baseadas em tipos de materiais e foram realizadas com sucesso em vários projetos até o momento. Fonte


A impressão 3D está cada vez tomando, literalmente, proporções maiores, passando de soluções relativamente pequenas para elaboração de grandes projetos do dia-a-dia.

Neste cenário inovador, a 3D Tek é pioneira na cidade de São Paulo, veja alguns de nossos projetos realizados ao longo dos últimos anos.