Primeira ponte de aço impressa em 3D do mundo é inaugurada em Amsterdã

Criada por braços robóticos usando tochas de soldagem para depositar a estrutura da ponte camada por camada e é feito de 4.500 quilos de aço inoxidável.


ponte em tamanho real impressão 3D
reprodução: Adriaan De Groot

A ponte MX3D de 12 metros de comprimento foi construída por quatro robôs industriais disponíveis comercialmente e levou seis meses para ser impressa. A estrutura foi transportada para seu local sobre o canal Oudezijds Achterburgwal no centro de Amsterdã na semana passada e agora está aberta para pedestres e ciclistas.


Mais de uma dúzia de sensores fixados à ponte após a conclusão da impressão irão monitorar a tensão, o movimento, a vibração e a temperatura em toda a estrutura conforme as pessoas passam por ela e as mudanças climáticas. Esses dados serão alimentados em um modelo digital da ponte.


Os engenheiros usarão esse modelo para estudar as propriedades do material exclusivo e empregarão o aprendizado de máquina para detectar quaisquer tendências nos dados que possam indicar a necessidade de manutenção ou modificação. Eles também esperam que ajude os designers a entender como o aço impresso em 3D pode ser usado em projetos de construção maiores e mais complexos.


Mark Girolami, da Universidade de Cambridge, que está trabalhando no modelo digital com uma equipe do Alan Turing Institute em Londres, diz que as investigações sobre falhas de pontes frequentemente revelam deterioração que foi perdida. O feedback de dados constante pode ter sido capaz de evitar essas falhas, fornecendo um aviso antecipado, diz ele.


Girolami diz que as primeiras indicações para a resistência do aço impresso em 3D são positivas. “Uma das coisas que descobrimos é que as características de resistência dependem da orientação da impressão. Mas o que foi de certa forma surpreendente foi que a resistência da linha de base era o que você esperaria de apenas aço laminado e realmente aumentou em algumas direções. ”

Fonte

A 3D Tek é pioneira na tecnologia de impressão 3D, saiba mais sobre alguns trabalhos realizados aqui.