• LWT

5 GRANDES VANTAGENS DA IMPRESSÃO 3D

Atualizado: Jul 15

Uma lista com as possibilidades infinitas que esse meio pode trazer em para diversos segmentos

A tecnologia de impressão 3D tem conquistado cada vez mais espaço em diversos ramos da indústria. Seja desenvolvendo protótipos, peças finais, ou ferramentas especializadas e individualizadas, as impressoras 3D diminuem tempos e custos de produção em larga escala e estão transformado a lógica dos processos industriais, definitivamente. A tecnologia tem protagonizado o que ficou conhecido como Nova Revolução Industrial ou Indústria 4.0. Dentre as inúmeras vantagens que essa tecnologia pode oferecer para a indústria, fizemos uma lista com as cinco mais interessantes.

  • Prototipagem com alto nível de detalhamento

A confecção de protótipos a partir de processos de impressão 3D é uma técnica que as indústrias vêm utilizando há aproximadamente 20 anos. Mas foi só recentemente que esses protótipos se tornaram tão reais e tão interativos que chegam a ser confundidos com as versões finais. Em 2014, por exemplo, a montadora Local Motors, causou um furor no Salão da Indústria de Chicago quando imprimiu em 44 horas um protótipo de carro exclusivo. Com uma única peça a impressora produziu o chassi e a carroceria e, posteriormente, a equipe da montadora adicionou as outras partes manualmente. Outro caso mais recente é o da empresa norte-americana de moda e acessórios esportivos, a Under Armour, que lançou para o mercado um protótipo de tênis totalmente fabricado por meio uma impressora 3D. A prototipagem em 3D permite que as indústrias fabriquem peças muito mais realísticas, aumentando a previsibilidade de erros e garantindo que os produtos cheguem ao mercado mais rapidamente.

  • Redução de tempo, custos e materiais

A possibilidade de imprimir peças muito complexas de uma só vez, com a quantidade exata de matéria prima necessária para sua confecção é uma das grandes vantagens da impressão 3D. Na, indústria aeroespacial, por exemplo, em que as matérias primas são muito caras, isso implica em uma considerável redução de custos, evitando desperdícios. Além disso, a alta precisão no design, permite o encaixe perfeito de peças de substituição e manutenção, economizando tempo com ajustes e correção. Recentemente apresentamos um caso em que foi realizada a manutenção de uma aeronave em alto mar, graças à tecnologia de impressão 3D, que demonstra toda a agilidade e versatilidade desse processo e a excelente relação custo benefício na escolha dessa solução.

  • Uma só máquina, muitos materiais

E falando em economia e agilidade, não podemos deixar de citar essa grande vantagem de ter uma impressora 3D nos processos industriais. Na manufatura tradicional, muitas vezes é preciso investir em diversos maquinários para operar materiais diferentes, o que implica em custos elevados e aumento